sábado, 28 de março de 2009

ENTREVISTA A LUÍS PAPANÇA


Entrevista a LUÍS PAPANÇA,treinador com o nível III de futsal,com grande paixão pela modalidade,gostava de abraçar um bom projecto no nossa região mas sonha treinar lá fora a tempo inteiro... o Desporto Mora deseja - lhe boa sorte.

DM- Luís,de onde nasceu a tua paixão pelo futsal?

LP- A minha paixão pelo futsal nasceu há 21 anos num Torneio de Verão Sub/12 em que eu fui o treinador (com 14 anos),daí para cá tem sido sempre a aprender a adquirir novos conhecimentos sobre este desporto.

DM- Porquê o Futsal e não o Futebol 11?

LP- Já pratiquei as duas vertentes e sem dúvida o futsal é o mais espectacular,menos previsível e mais rico como desporto.

DM- Sei que tens o Nivel III de treinador de Futsal,fala-nos um pouco sobre o teu curriculo.

LP- Sim é verdade,e para lá chegar já gastei uns milhares de euros,senão repara,realizei o Nível I em Leiria,onde me deslocava duas vezes por semana durante três meses,mais tarde fiz o Nível II em Faro,novamente com duas deslocações por semana e por fim o Nível III em Rio Maior em que no final estive quinze dias alojado em Rio Maior onde nos eram dadas aulas,testes e exercícios,posso dizer que foi bastante cansativo mas,neste momento posso treinar uma equipa da 1ª Divisão, assim como em toda a Europa sem problemas,enfim valeu a pena.Para além de tudo isto, ainda possuo em casa livros e DVD´s de Espanha,Colômbia,Austrália,e Itália que muito me têm ajudado nos planeamentos dos treinos.Quanto ao curriculum tem sido quase todo feito em equipas de Évora (Casa do Benfica de Évora,Sport Lisboa e Évora,Aldeia Velha,Évora Futsal,Juventude Sport Clube e Universidade de Évora).Tive também a oportunidade de estar presente em duas fases finais do Campeonato Universitário Feminino,por quatro vezes na 3ª Divisão,vou estar pela segunda vez na Taça Nacional Feminina,já conto com dez épocas de futsal,conquistei aos 26 anos o primeiro título de campeão pela Casa do Benfica de Évora,no meu palmarés constam cinco títulos de Campeão Distrital,um Torneio de Encerramento,duas Taças do Distrito,três Torneios de Abertura,dois Troféus Fair-play a nível distrital e um a nível Nacional e um Troféu de Treinador do Ano e este ano ainda espero juntar mais uma Taça mas vamos ver como corre.Penso que ainda tenho muito para ganhar,para o ano espero estar de volta ao Futsal Masculino a minha grande paixão.

DM- Esta época começas-te por treinar a equipa do Évora Futsal e vencer o torneio de abertura,entretanto saíste,queres dizer-nos porque?

LP- A minha forma de estar no desporto amador é apenas uma e não concordava com algumas coisas,à partida foi um erro existirem dois treinadores pois,como imponho a minha maneira de ver o jogo não estava a dar liberdade ao Lino (Actual treinador do Évora Futsal) para expor as suas ideias e uma vez que era ele que iria ficar no banco optei por sair.Na verdade, nunca concordei com o treino à Sexta-feirae sempre defendi que se devia treinar três vezes por semana,basicamente foi isto. Também achei que não estavam reunidas as melhores condições de trabalho,então decidi sair, nada mais.Penso que,se tivesse ficado no Évora Futsal teria certamente mais pontos e estaria na luta mas,esta é a minha ideia e até poderia estar pior,mas o importante é que a equipa continuou e está agora no bom caminho.

DM- Já passas-te por grandes equipas de futsal do nosso distrital e não só,qual o clube que mais te marcou?Porque?

LP- Não concordo,o nosso Distrital nunca teve uma grande equipa,teve boas equipas.Para dizer a verdade,marcaram-me todas as equipas por onde passei,das quais guardo muito boas recordações.Pela positiva,marcou-me a equipa do Sport Lisboa e Évora (Abertura,Campeonato e Taça) que na mesma época ganhou tudo, era uma boa equipa,depois na 3ªDivisão entramos relativamente bem nos primeiros quatro jogos e depois "cortaram-nos" as pernas,nunca mais encontramos o rumo.Já pela negativa,a equipa da Aldeia Velha,recheada de bons jogadores mas,sem grupo onde me fizeram a "folha" depois de um início de época brilhante.Comecei a fartar-me de ser prejudicado por um grupo de atletas que não me respeitava nem me queria lá.

DM- Acabas-te de ser campeão por a equipa de futsal feminina do Juventudede Évora,é a 1ª vez que vencem o titulo,qual o sentimento?

LP- Para mim nada de novo é o meu quinto título,apenas mais um desafio,a Taça Nacional onde tenho como objectivos pontuar,para algumas das atletas foi a primeira vez e ainda estamos a desfrutar o momento com muita alegria mas com os pés bem assentes na terra,mas ainda temos a Final da Taça a qual pretendemos vencer.

DM- Como classificas o actual campeonato distrital de Futsal Feminino?

LP- Infelizmente,considero-o fraco,tirando o JSC e o GDM penso que as restantes equipas tacticamente ainda são "pobres",mas existem atletas com qualidade,talvez falte é aos treinadores mais trabalho de casa,não basta apenas colocá-las a jogar e pronto.

DM- Diz-se que esta época o campeonato de Futsal Masculino está melhor e mais equilibrado,concordas?

LP- Só se for mais equilibrado,porque melhor acho que não está.Existe material humano para trabalhar, mas ainda há muito para trabalhar.Até agora,só ainda não vi jogar a Casa do Benfica de Vendas Novas e nas restantes equipas pude ver elementos com valor para mais.Fico contente pelo equilíbrio, mas espero que a seguir venha a qualidade isso sim,seria a condição ideal para o nosso Distrital melhorar

.DM- Em tua opinião quais as principais caracteristicas para ser um bomjogador de futsal?

LP- A principal,é ter formação na área de futsal e conhecer a especificidade da modalidade,isto não tem nada a ver com o Futebol 11 é totalmente diferente.

DM- Arbitragens,achas que os árbitros do nosso distrital estão bem preparados?LP- Bem,é melhor não me alongar muito pois,vão logo dizer "aquele gajo já foi árbitro e ...",para mim não sabem as leis de jogo,abusam do apito e são arrogantes, felizmente não são todos.DM- Quais os teus objectivos a curto e longo prazo?

LP- Já o disse no meu blog e passa por me dedicar a tempo inteiro a estamodalidade no estrangeiro,mas primeiro gostava de apanhar um projecto interessante na nossa região.DM- Futsal é cada vez mais uma modalidade em expanção,aparecem novospraticantes todos os dias,tanto rapazes como raparigas,queres deixar uma mensagem a todos eles?LP- A mensagem que transmito é que para se ser minimamente bom jogador hámuito para treinar e há muito para aprender.

DM- Para terminar,queres deixar uma mensagem aos leitores deste blog?

LP- Penso que a maioria das pessoas que visitam este blog são de Mora e curiosos do futsal,nesse sentido dizer que,já tive o prazer de estar em Mora a assistir um dos vossos jogos e fiquei muito contente ao ver que há muita gente a interessar-se pelo futsal,quem me dera a mim que em Évora houvesse tamanha assistência a torcer e a puxar pela minha equipa,parabéns por isso,sem adeptos não há paixão.

Abraço.Luís Papança

1 comentário:

Fábio Magalhães disse...

É impressão minha ou temos mais uma personagem da Banda Desenhada no futebol, depois do Hulk no Porto temos aqui o Shaggy do ScoobiDoo no Futsal. Será que sou o unico a acha-lo parecido ?! lolol...agora a sério, parabéns pelo titulo deste ano no Juventude e continua com o gosto que tens demonstrado pela modalidade, que os resultados vão continuar a aparecer. Abraço a todos...