sábado, 23 de julho de 2011

ENTREVISTA DE FARUK AO BLOG http://futsaldistritoevora.blogspot.com/

Futsal - Distrito de Évora entrevistou o treinador da equipa de futsal do Sporting de Viana do Alentejo que apesar de ser bastante jovem já conta com a conquista de vários titulos ao qual somou este ano pela 2ª vez a conquista do prémio de melhor treinador de futsal masculino atribuido pela Associação de Futebol de Évora. Agradecemos desde já ao Nelson Cardoso (Faruk) a disponibilidade que mostrou em responder ás nossas perguntas e aproveitamos para lhe desejar as maiores felecidades para a sua carreira desportiva.






1 – Depois de uma época recheada de sucessos será que é possível partilhar com os nossos leitores alguns segredos para se realizar uma época sem conhecer o gosto da derrota?





Acho que falar em segredos é um pouco relativo, pois são vários os aspectos importantes que influenciam a prestação de uma equipa ao longo de uma época desportiva. Procurei acima de tudo construir um grupo coeso que partilhasse e estivesse em sintonia com o que estava delineado desde o início e só assim foi possível alcançar os objectivos a que nos propusemos. Além disso todo o grupo trabalhou arduamente e com muito afinco sempre com uma postura de assinalar o que acabou por se traduzir nos resultados da equipa ao longo da época e na respectiva conquista de títulos.





2 – O SP.Viana vai participar na 3ª Divisão Nacional na próxima época, quais as suas perspectivas em relação á prestação da equipa?





Da parte de todos os intervenientes da secção de futsal do SP.Viana onde também estou incluído existem boas perspectivas para a próxima época e outra coisa não seria de esperar pois caso não acreditássemos na equipa e no projecto nem valeria a pena entrar numa competição extremamente exigente a todos os níveis, como se pode comprovar pelos muitos abandonos de várias equipas a que ultimamente temos assistido. Apesar de termos consciência que existem equipas na série em que estamos inseridos com estruturas e apoios bem diferentes dos nossos não iremos baixar os braços e procurar discutir a manutenção com muito afinco. Existe um clube e uma camisola para dignificar e é isso que vamos tentar fazer na próxima época sempre conscientes das dificuldades que teremos que enfrentar.





3 – Apesar de ainda ser um treinador jovem tem realizado um percurso de assinalar, somando já vários títulos. Na sua opinião quais as principais características que um treinador deve possuir para poder vingar no futsal?





Na minha opinião as funções do treinador mudaram muito desde há alguns anos atrás, pois neste momento a função do treinador numa equipa é cada vez mais exigente e abrangente. Um treinador na minha opinião deverá ter a capacidade de planear toda a época desportiva equacionando todos os problemas que possam surgir de forma a por em prática o seu plano de trabalho sem sobressaltos. Acho que também é fundamental fazer com que os jogadores apreciem o treino, tornando-o agradável e produtivo e ao mesmo tempo ser bastante claro e objectivo nas suas explicações, mantendo o dialogo em todas as situações. Considero também ser muito importante que o treinador se preocupe em actualizar constantemente os seus conhecimentos técnicos e tácticos. Existem muitos outros aspectos que poderiam ser enumerados mas acima de tudo acho que um treinador apesar de ser “obrigado” a falar muito deverá ESCUTAR sempre.





4 – Se tivesse que fazer uma análise em relação á evolução do futsal no distrito de Évora nos últimos anos, qual seria a sua opinião?





Falar da evolução do Futsal no nosso distrito nos últimos anos para mim é um pouco complicado pois na minha opinião essa evolução tem sido feita muito lentamente e muitas das vezes de formas menos correctas. Tenho consciência que o nosso distrito enfrenta muitas dificuldades económicas e sociais e tudo isso acaba por ter uma influência directa no desporto mas há muitas outras questões que poderiam e deviam ser melhoradas e não podem ser sempre mascaradas pelas dificuldades que temos de enfrentar. Concordo que o aparecimento dos escalões mais jovens foi positivo para a modalidade e é fundamental para que possamos competir com os distritos mais evoluídos nesta modalidade num futuro próximo mas infelizmente verifico que em grande parte dessas equipas a formação destes jovens jogadores pouco está relacionada com o futsal e mais com o futebol de 11. Para que isso possa mudar na minha opinião há que ter pessoas qualificadas e com formação em termos de futsal que possam facultar a estes jovens um crescimento técnico-táctico sustentado que mais tarde lhe vai permitir uma melhor performance na modalidade e tornar as equipas nas quais estão inseridas mais fortes e competitivas.





5 – Como já referimos anteriormente desde que começou a exercer as funções de Treinador tem feito um percurso de assinalar e como tal se surgisse uma proposta fora do nosso distrito por uma equipa com ambições diferentes estaria disposto a aceitar esse desafio?





Desde o primeiro minuto que aceitei o desafio de ser treinador procurei acima de tudo ter os pés bem assentes no chão e dar um passo de cada vez sempre de forma bem ponderada para que não acabasse por sofrer percalços desnecessários. Pretendo manter esse rumo no futuro e manter-me acima de tudo bem racional nas minhas escolhas, não enveredando por caminhos que á partida possam parecer mais aliciantes mas que no final acabam por não o ser. Estaria a mentir se dissesse que não ambicionava atingir outros patamares enquanto treinador, mas isso penso que é uma ideia partilhada por todos aqueles que exercem estas funções. Para já pretendo acima de tudo dedicar-me de corpo e alma ao projecto em que me encontro e em relação ao futuro há que aguardar sem euforias e com bastante tranquilidade.





6 – Para finalizar, gostaríamos que pudesse deixar uma mensagem a todos os nossos leitores e a todos aqueles que pretendem ser jogadores ou treinadores de Futsal.





Em relação aos leitores do vosso blogue e de todos os outros blogues e páginas on-line dedicadas ao futsal queria passar a mensagem de que é mais fácil e útil contribuir com comentários positivos e construtivos do que estar constantemente a tentar denegrir a imagem daqueles que fazem alguma coisa pela modalidade e muitas das vezes atrás de um anonimato baixo e cobarde. Há que promover iniciativas para dinamizar o Futsal e dar a conhecer uma modalidade que tanto tem crescido em Portugal nos últimos anos e os blogues acabam por ser um meio interessante para esse efeito, dando muitas vezes projecção a eventos e personalidades ligados ao Futsal que caso não fossem estes meio de divulgação seria complicado darem-se a conhecer. No que diz respeito a todos aqueles que pretendem vir a ser jogadores ou treinadores de futsal a minha mensagem é que o façam sempre com muita seriedade e dedicação e não baixem os braços á primeira contrariedade que tiverem pela frente pois é essencial para quem está no desporto saber lidar de forma ponderada com os sucessos e insucessos e assim crescer e evoluir.

1 comentário:

Anónimo disse...

http://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1904062557277&id=1113140783&notif_t=like#!/event.php?eid=260940607255351

podiam divulgar sff a maratona de futsal em alvito
Obrigado