domingo, 22 de agosto de 2010

ALTERAÇÕES NA LEI 12 FALTAS E INFRACÇÕES FUTSAL

A FIFA anunciou alterações às regras do futsal para tornar o jogo mais atractivo. A principal mudança está na “Lei 12 - Faltas e infracções”. Veja aqui o que muda.

Se antigamente quando uma equipa utilizava a estratégia do 5x4 em que o guarda-redes podia jogar numa posição avançada e voltar a tocar a bola após esta ter passado a linha central, agora o guarda-redes só pode voltar a receber a bola se ele próprio ultrapassar a linha de meio-campo e estiver no espaço do adversário.

Caso isto não se verifique, a equipa infractora será punida com um livre indirecto marcado no local onde a falta foi cometida.

A medida não agrada a todos, embora a opinião dos treinadores seja favorável no que diz respeito ao enriquecimento do espectáculo.


As outras mudanças nas regras têm a ver com o final do jogo. Deixa de ser o sinal sonoro do cronómetro a assinalar o fim, mas sim o árbitro, podendo este pode dar tempo adicional para ser marcada uma grande penalidade ou um livre directo, sem barreira.

Alteração também nos livres indirectos a penalizar atraso ao guarda-redes, esta situação passará a ser punida com livre directo, marcado no local onde foi feito o passe, e conta como falta acumulada.

4 comentários:

Anónimo disse...

A final o atraso ao guarda-redes é punido com livre directo ou indirecto?

Anónimo disse...

estas alteraçoes vao se verificar nas competiçoes da AFE?

joao disse...

De que serve estas alterações, os árbitros da AFE não sabem as regras.
Eles nem sabe que o atraso ao GR é falta quanto mais estas regras todas.

Não desesperem pelas alterações, na AFE vai ser a ultima a alterar o que seja. Já sabem a AFE luta sempre pelo melhor do futebol do distrito. Basta verem os preços das inscriçoes etc, os mais caros a nivel nacional

Anónimo disse...

O atraso ao guarda-redes é sancionado com pontapé livre indirecto.