quarta-feira, 19 de maio de 2010

ACADEMICA DO ALGARVE ABANDONA FUTSAL NACIONAL DA 3ªDIVISÃO SERIE D

A equipa de futsal da AAUALG despediu-se de sete épocas de inscrição nas provas da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) com um 5º lugar na III Divisão do Campeonato Nacional de Futsal. Saída da equipa técnica e falta de apoios ditam o fim da participação da equipa de futsal da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg) no Campeonato Nacional. Na época 2010/2011 a formação irá regressar ao Campeonato Nacional Universitário (CNU).
“É uma mudança de estratégia” forçada pela saída da equipa técnica liderada por Nuno Xabregas e pela “crescente dificuldade em obter apoios” explica Leandro Sá, responsável pelo pelouro do desporto na Associação Académica.
Assim, a época desportiva da modalidade, em 2010/2011, será marcada pela inclusão da equipa algarvia – “desta feita composta apenas por estudantes do Ensino Superior” – no CNU, organizado pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU). Guilherme Portada, presidente da AAUAlg, diz que “é tempo de reequilibrar a equipa”.
Para Nuno Rodrigues, ligado ao plantel desde a sua génese, “esta é uma altura de alguma tristeza”. O elemento da secção desporto da AAUAlg lembra “a conquista da Supertaça [do Algarve], os dois jogos contra o Sporting e o título no Distrital” como os momentos mais marcantes.
Nuno Rodrigues justifica “que agora já faz sentido participar nos CNU’s porque a FADU alterou o quadro competitivo” e reconhece ainda que “a equipa académica deve ser a base para uma outra formação que, dentro de dois ou três anos, se volte a inscrever nas provas da FPF”.
Em Outubro, começam as captações para a primeira equipa de futsal constituída exclusivamente por alunos da academia. “Não podemos partir do pressuposto que a experiência nos campeonatos nacionais seja sinónimo de grandes resultados nas provas académicas, já que vamos construir uma equipa completamente de raiz. Será um ano de experimentação”, conclui Leandro Sá.
Por Cândida Ribeiro in Elite Futsal

Sem comentários: