sábado, 20 de fevereiro de 2010

ENTREVISTA COM FARUK TREINADOR DA CASA DO BENFICA DE VIANA DO ALENTEJO


Identificação

Nome completo: Nelson David Mendes Cardoso – ALCUNHA: FARUK

Idade: 28

Naturalidade: Évora

Clubes Representados: Fut11: – SportLisboa e Évora e Santo António – FUTSAL: Escola de Futebol de Évora, Juventude Sport Clube, Mourão Atlético Clube e Casa do Benfica de Viana do Alentejo.
Gostos pessoais – Musica, Cinema, Informática, Desporto e sempre que possível viajar.
Livro preferido: Um Conto de Duas Cidades de Charles Dickens

Filme preferido: O Senhor da Guerra e a triologia do Senhor dos Anéis

Música: Rock, House, Chill-Out e Comercial.

Prato preferido: Lasanha ou um bom camarão são sempre bem vindos…

Bebida: Martini

Carro: Smart

Maior defeito: Obstinado

Maior virtude: Empatia

Melhor jogador de Futsal: FALCÃO

Melhor treinador de Futsal: Fernando Ferretti


FAQuais os principais pontos fortes e fracos da equipa neste momento?
Em relação a pontos fracos provavelmente a falta de experiencia de grande parte dos jogadores a nível da 3ª divisão e algumas situações que surgem derivadas desta questão, pois nesta competição existem muitas equipas com jogadores de larga experiencia na modalidade em contraste com os jogadores jovens com muita qualidade mas que acabam por estar a dar os primeiros passos numa competição a nível nacional e muitas vezes na modalidade. No que diz respeito aos pontos fortes talvez a elevada capacidade técnica acima da média de alguns jogadores que sempre que funcionam no colectivo tornam a equipa muito forte e com capacidade de criar muitos desequilíbrios aos adversários, outro dos pontes fortes é a forma como os jogadores se relacionam dentro e fora do balneário, existindo uma relação muito saudável entre jogadores que leva a que as adversidades levem menos tempo a se esquecer e ultrapassar.


FA-Qual o seu momento mais marcante da carreira de treinador? E o mais negativo?
O momento mais marcante foi a conquista do Campeonato Distrital de Évora, sendo o meu primeiro titulo de campeão distrital acabou por se tornar especial pois foi o consagrar de um ano de muito trabalho e dedicação á modalidade, que só foi possível devido a um grande empenho do grupo de trabalho que ficará para sempre com um lugar especial nas minhas memórias. O mais negativo talvez tenha sido uma final da taça de Évora que disputamos pela Casa do Benfica de Viana frente á equipa do G.D.Montemor e que acabamos por sair derrotados pela margem mínima, num jogo em que a equipa realizou a melhor exibição da época e merecia talvez um pouco mais por o jogo que realizou, mas o desporto tem destas coisas e nem sempre as coisas sucedem da maneira que desejamos.


FA- Quais os objectivos até final da época?
Os objectivos até final da época são exactamente os mesmos que foram definidos no início da época, tentar a manutenção e acumular experiencia competitiva para tornar a equipa mais forte e competitiva no futuro, independentemente da competição em que se encontrar.


FA - O que pensa dos moldes actuais do campeonato (campeonato distrital e taça distrital), acha que é o correcto ou alterava alguma coisa?
Em relação a essas duas competições não tenho nada de relevante a acrescentar, apenas seria interessante acrescentar uma Supertaça, que colocasse em confronto o Campeão Distrital e o vencedor da Taça do Distrito, á semelhança do que acontece em outros distritos do País. Pois jogos deste género servem para a divulgação da modalidade e respectiva divulgação das equipas que durante o ano se empenharam rumo aos seus objectivos.


FA-Para si quem são os principais adversários na luta pela manutenção?
Penso que olhando para a tabela classificativa facilmente percebemos que os adversários que estão na luta pela manutenção são a equipa dos Sonâmbulos, Marítimo, Baronia, Praiense e 1º Maio. Em relação aos principais adversários julgo que sejam 3 equipas, Sonâmbulos, Marítimo e Baronia. Pois como ficou comprovado até aqui o equilíbrio entre as equipas é muito grande e qualquer resultado é possível por isso julgo que esta situação será discutida até ás ultimas jornadas.



Fa - Quais as suas expectativas e objectivos para a esta época?
As minhas expectativas e objectivos para esta época passam por manter na 3ª divisão com vista a consolidar um projecto e uma equipa que permita dar garantias a nível nacional, para que num futuro próximo se possa apresentar uma equipa com outros argumentos para que não se tenha de andar ano após ano a viver realidades diferentes o que dificulta a evolução dos jogadores e respectiva mentalidade competitiva.


Fa-E a nível pessoal, quais são as suas ambições?
A nível pessoal tento viver um dia de cada vez e as minhas ambições desportivas passam muito por viver o momento e aproveitar ao máximo a equipa e projecto onde me encontro inserido. Um pouco em tom de brincadeira posso usar a “famosa” frase: “Prognósticos só no final do jogo “…



FA-O que está a achar do campeonato ate ao momento? Está a corresponder as suas expectativas?
No que diz respeito ao campeonato acima de tudo acho que este ano está mais competitivo, não existindo grandes diferenças entre aqueles que lutam pela manutenção e aqueles que lutam pela subida de divisão, e temos como comprovativo vários jogos que mostraram isso mesmo, servindo como exemplo o confronto recente entre o 3º classificado, o Independente de Sines e o ultimo classificado o 1º Maio, que ditou uma derrota para a equipa de Sines sem que ninguém o fizesse esperar. Trata-se acima de tudo de um grande desafio para nós e para mim pessoalmente, pois estamos a ombrear com equipas que na maior parte apresentam condições a todos os níveis superiores á Casa do Benfica de Viana e alguns dos resultados e exibições que rubricamos são para mim motivo de um grande alento para se trabalhar cada vez mais e melhor. Em relação ás minhas expectativas posso dizer que este campeonato é muito semelhante aquilo que imaginava no inicio da época, pois a evolução em todo o país desta modalidade tem sido evidente e como tal o equilíbrio entre equipas é cada vez mais notório, levando a que os jogos se tornem mais difíceis e motivantes também. O que posso dizer que ficou aquém das minhas expectativas foi algumas duplas de arbitragem que na minha opinião entram em campo munidos de uma arrogância e prepotência fora do normal e que tomam atitudes (quase sempre a penalizar os mesmos, as equipas alentejanas que o digam…) dignas de arbitragens de países do terceiro mundo em que qualquer coisa é possível. Julgo que deveria existir um controle mais apertado a nível da Federação Portuguesa de Futebol neste sentido pois muitas das vezes o destino das equipas mais fracas fica na mão dos senhores do apito, que muitos deles de senhores não teem mesmo nada…


FA – ESPERAVA MAIS DA SUA EQUIPA NO CAMPEONATO?
Penso que dizer que esperaria mais da equipa no campeonato é um pouco exagerado, pois até aqui apenas ocorreram 3 a 4 jogos que não condizem com a qualidade da equipa e que se esperava outro tipo de resposta mais positiva. De resto a equipa tem sido um pouco irregular e se tivesse conseguido apresentar um nível exibicional mais regular provavelmente estaríamos agora numa posição mais confortável da tabela. Mas como já tive oportunidade de dizer, quando se apresenta uma equipa com jovens jogadores de elevada qualidade, mas com pouca experiencia a nível nacional á que ser ponderado quando criamos certas expectativas e é isso que tenho procurado ser acima de tudo.



Fa-Quer deixar alguma mensagem aos amantes do futsal masculino?
A mensagem que posso deixar a todos aqueles que gostam da modalidade, quer sejam praticantes ou adeptos ou simplesmente admiradores é que o façam de forma correcta e sempre com muito fair-play, pois quem anda nesta modalidade muitas vezes necessita de sentir apoio e não ser criticada por aquilo que faz ou deixa de fazer. Há que ter maior abertura para esta modalidade e existir uma maior colaboração entre todos aqueles que gostam do Futsal e muitas vezes sacrificam as suas vidas pessoais e não se andar a viver guerrinhas pessoais, muitas vezes injuriosas que em nada ajudam a divulgação da modalidade.


FA-Para terminar, deixe uma mensagem aos leitores do FUTSAL ALENTEJO?
A mensagem que posso deixar a todos aqueles que são leitores do FUTSAL ALENTEJO é um pouco semelhante á resposta que dei na pergunta anterior, acima de tudo pensem bem antes de comentarem as notícias e que pensem se o caminho certo é comentar injuriosamente o que os outros fizeram, muitas das vezes sobre a capa cobarde do anonimato. Pois provavelmente os comentários construtivos seriam mais bem vindos e sugestões acerca de como se pode melhorar a modalidade na minha opinião teriam outro impacto muito mais positivo para todos os intervenientes.

4 comentários:

socio atento disse...

grande faruk assim é que é.força cbva força faruk,voces merecem a manutenção

Sergio Reis disse...

Abraço e continua assim !!!

Vasco disse...

É isso mesmo,continua que tens todas as condições para vingares na modalidade... Aquele Abraço...

o dono das tuas calças disse...

Treinador? ke treinador? os atletas é k faze a equipa e decidem quem joga?

lolol. até doi só de saber que aki o maozinhas é treinador. tb sei k as calças de fato de treino pretas e azuis da adidas, k tens, sao minhas, sao as k me tiras-t do balneario.