sexta-feira, 13 de junho de 2008

O Guarda- Redes de Futsal


O Guarda-redes é o jogador que defende a baliza da sua equipa.


O Guarda-redes de Futsal é o único jogador que pode jogar a bola com as mãos dentro da sua área, excepto se receber um atraso do companheiro (tem de receber com o pé).


O Guarda-redes é, antes de mais, um jogador com um peso específico na sua equipa, pois organiza, determina, posiciona e transmite a segurança defensiva necessária aos seus colegas, bem como potencializa os contra-ataques e /ou ataques.


O Guarda-redes é o jogador que domina, através da sua visão global e periférica, todas as movimentações dentro do campo (adversárias e dos próprios colegas), tendo como função táctica principal: a de vigiar e observar a colocação dos adversários, essencialmente perante uma possível perda de bola ou esquema táctico ofensivo (canto, livro, etc).


O Guarda-redes é o jogador que tem de fazer uso dos seus atributos de comunicador para avisar e falar continuamente com os seus colegas, afim de organizar e orientar as movimentações e posicionamentos defensivos e ofensivos, revelando domínio sobre as situações que poderão propiciar erros colectivos.


O Guarda-redes poderá ser o capitão de equipa ou seu substituto na ausência desse. Representa a organização no desenrolar do jogo e representa os seus companheiros na defesa das vitórias e na obtenção inequívoca dos muitos golos marcados e dos poucos sofridos.

Sem comentários: