quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Entrevista a Luis Barreto Distrital de Portalegre


1-Quais são os principais objectivos do Estrela de Portalegre?
O Estrela de Portalegre tem um objectivo um pouco diferente das outras equipas porque trata-se principalmente de um grupo de amigos que se juntou para jogar futsal. Não querendo dizer com isto que não queremos ganhar todos os jogos porque queremos mas o objectivo não é sermos campeões mas sim a pratica do desporto com pessoas com as quais convivemos não só no desporto mas também fora dele.


2- Que analise faz deste campeonato distrital de Portalegre que entra agora na sua fase final? Surpresas? Desilusões?

Este ano o distrital de Portalegre atingiu um bom nível não só em quantidade mas também eu qualidade. Mais equipas e mais fortes com um maior equilíbrio entre elas onde se denota uma evolução no nível táctico e técnico onde já se começa a notar a diferença entre jogar num campeonato federado ou num simples torneio de verão. Até agora a surpresa positiva são um lote de equipas que estão a lutar pelos lugares de cima onde incluo o Estrela, Desportivo, Casa Branca, Galveias, Arronches e Avis. Desilusões talvez o Campo Maior que começou muito bem mas perdeu a norte a determinada altura quando perdeu com o Reguengo.

3- O Eléctrico partiu em vantagem neste campeonato? Porque?

O Eléctrico não partiu em vantagem, acho que a foi conquistando ao longo do campeonato. A principal vantagem do Eléctrico é a experiência que foram adquirindo pelo facto de já jogarem juntos há vários anos e como se sabe alguns já participaram no Nacional o que lhes confere um “calo” diferente.


4- Esta época o Distrital de futsal de Portalegre está mais competitivo?
Penso que sim, houve incertezas até este fim-de-semana, mas penso que agora, pelo menos o 1º lugar está certo por parte da Ponte de Sor.


5- O que é que o jogador de futsal tem de ter a mais que um jogador de futebol de 11?
O futsal apesar de ser parecido com o futebol de 11 tem algumas particularidades que são necessárias para se praticar futsal:
Muita Técnica individual, mentalidade táctica muito apurada, condição física elevada devido ás constantes mudanças de velocidade e de ritmo e claro gostar mais de jogar futsal do que futebol de 11 porque só assim se pode “desligar” os vícios adquiridos.





6- Qual o seu 12 ideal do Alentejo?
É difícil fazer um 12 ideal porque não conheço as equipas da parte de baixo do Alentejo mas concordo com o meu amigo Miguel – aquela equipa da Aldeia Velha estava muito forte e continha um bom leque de jogadores, mas sou suspeito porque eu também fazia parte dela.


7-Ser treinador-jogador é muito complicado? Projectos po futuro?
É um pouco por vários motivos:
1º Perde-se a noção do jogo quando se entra para dentro do campo
2º Perde-se a razão quando se diz a um jogador para não fazer isto ou aquilo depois vamos para o campo e fazemos precisamente a mesma coisa.
3º Mistura-se um pouco o trabalho de treinador com o de jogador quando eles devem estar separados.

Projectos só tenho um o de continuar a estar ligado ao Futsal seja dentro ou fora de campo.


8- Os jogadores têm menos respeito a um treinador- jogador do que um treinador a tempo inteiro? Obrigado pela sua participação

O respeito adquire-se como pessoa nunca como jogador ou como treinador.

Sem comentários: