quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

2 Novos Misteres no Alentejo




Decidimos então criar um novo espaço informativo no nosso Blog, que demos o titulo de " Á Conversa Com..." através deste espaço contamos dar a conhecer todos aqueles que tem um papel activo na Casa do Benfica, tanto as suas ideias e opiniões bem como aquilo que pensam do nosso Futsal. Esta semana vamos dar a conhecer melhor Nelson Cardoso e Ricardo Pires que estão agora a viver uma nova fase da carreira em termos de Futsal, vindo a assumir o cargo de Treinadores da equipa Junior da Casa do Benfica de Viana do Alentejo, acumulando funções com as de jogadores do Plantel Sénior.
1ª - Quais as principais razões que te levaram a aceitar este novo desafio no Futsal?

Resposta (Faruk ): Acima de tudo penso que foi o gosto que tenho pela modalidade que me fez aceitar este desafio, mas existem mais alguns factores que foram decisivos, como por exemplo por em prática algumas ideias que se vão adquirindo ao longo do tempo que estou dentro da modalidade, neste caso como praticante, e já lá vão alguns anos, também a vontade de estar do outro lado e lidar com outro tipo de situações diferentes da de jogador e neste caso de passar os conhecimentos obtidos a um grupo de jovens e vê-los evoluir.



Resposta ( Pires ) : Aceitei este desafio porque é uma experiência nova. Senti que podia ajudar a Secção e Futsal da Casa do Benfica de Viana do Alentejo também. Temos um grupo muito bom com uns miudos com muito talento e isso foi um peso muito grande para a minha decisão.

2ª - Qual é a tua opinião no que diz respeito ao Futsal Júnior no nosso Distrito?

Resposta ( Pires ) : Penso que é um campeonato muito desapoiado, a nossa associação podia dar mais condições a estes miudos, porque eles são o futuro do Futsal, que cada dia que passa está mais visto pelos Portugueses.



Resposta ( Faruk ) : O Futsal no que diz respeito ás camadas jovens no nosso Distrito penso que está a dar agora os primeiros passos, com o aparecimento de algumas equipas nos escalões jovens, acompanhando o Sport Lisboa e Évora, que foi pioneiro nas camadas jovens, penso que os clubes finalmente perceberam que é algo essencial para o desenvolvimento da modalidade no Distrito e que vai no futuro dar resultados, pois muitas vezes existe um grande défice de quantidade de jogadores de Futsal de raiz. E este ano com o Campeonato Distrital de Juniores foi dado um grande passo e pelo que tenho visto existe muita qualidade nos jovens que até agora tive oportunidade de observar.

3ª - Na tua opinião quais os aspectos a melhorar no Futsal, pois são notórias as dificuldades das equipas alentejanas quando estão a competir em Campeonatos Nacionais.

Resposta ( Faruk ) : Na minha opinião, o aspecto essencial e pelo que me foi dado a ver, quer por jogador quer por mero espectador, a principal diferença entre as equipas alentejanas e as equipas dos outros distritos que integram os Campeonatos Nacionais são o nível de experiência competitiva que já tem adquirido quando chegam a Seniores, quer também o facto de a modalidade estar pouco desenvolvida nesta zona do país. Muitos jogadores quando são integrados em equipas de Futsal sofrem sempre um período de adaptação, pois na grande maioria são provenientes do Futebol de 11, e apesar das semelhanças existem muitas diferenças, e enquanto os atletas estão ainda em adaptação vêem – se confrontados com jogadores que há muito praticam a modalidade e depois tiram proveito dentro das quatro linhas resolvendo os jogos em pequenos pormenores. Muitos dos jogos a que tenho assistido entre equipas do Alentejo e outras de outras zonas são sempre marcados por muito equilíbrio mas a maior interpretação do que é o Futsal pela parte das equipas contrárias acaba por vir ao de cima. E outro aspecto que considero importante são as infra-estruturas do nosso Distrito e o apoio da Associação de Futebol de cada área presta ás equipas, sendo ainda na nossa Associação o Futsal encarado como algo de pouco relevo, mas penso que deverá mudar, pois há que ter em conta que nos dias de hoje o Futsal é uma aposta ganha e o 2º Desporto com mais praticantes em Portugal.



Resposta ( Pires ) : Sim é muito dificil manter, já participei em dois Campeonatos Nacionais de 3ª Divisão e penso que o erro das equipas é apostarem na subida e depois porem os "amigos" a jogar, em vez de meterem o talento a jogar. Penso que se todas as equipas que sobem, dão pouco valor às contratações porque não são da terra, quando todos os jogadores vão para fora da sua terra é óbvio que vão para ajudar e não para prejudicar.

4ª - E no que diz respeito a objectivos para a equipa, existem alguns já definidos?

Resposta ( Pires ) : Os objectivos da equipa são formar um plantel para o futuro . Não temos obrigações nehumas, mas como diz o nosso Director Rogério, queremos ganhar jogo a jogo , e no fim fazemos as contas.



Resposta ( Faruk ) : No que diz respeito a objectivos, quem faz parte da Casa do Benfica de Viana tem uma mentalidade ganhadora e nós como tal esperamos incutir isso nos jogadores, pois é também algo que como praticantes temos bem definido, quando entramos em campo é sempre para obter os 3 pontos mas acima de tudo dignificar a camisola que vestimos, e como tal, apesar de conhecedores das dificuldades e do facto dos nossos jogadores do plantel júnior terem todos idade de Juvenil, vamos transmitir a mensagem de quer se ganhe quer se perca, tentar fazer - lo com Fair-Play.

5ª - E em relação a terem formado uma Dupla Técnica para comandar a equipa de Juniores, consideram que "duas cabeças pensam mais que uma" , como diz o ditado ?

Resposta ( Faruk ) : Podemos dizer que é um pouco isso, nós os 2 somos novatos nestas andanças e como somos colegas e actuamos na mesma posição e até agora nos 2 anos que jogamos juntos os conhecimentos são partilhados pelos 2 e tentamos sempre trabalhar em conjunto para evoluirmos o mais possível, pensámos que este projecto era algo que se encaixava na nossa maneira de ser e de encarar o Futsal. E como estamos a encarar este desafio com a maior seriedade possível não queremos que nada nos escape e como tal existe uma divisão de tarefas que nos permite um trabalho mais rigoroso.



Resposta ( Pires ) : Penso que sim, nós dois juntos reparamos em coisas que o outro não repara, os guarda-redes também precisam de alguém para evoluir. Vão ver que a equipa vai dar frutos com estas duas cabeças no comando técnico, neste caso, só o tempo o dirá.


Visto que não há cameonato nós divulgamos as noticias que vão saindo

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom Dia
Gostaria apenas de esclarecer que não foi apenas o Sport Lisboa e Évora o pioneiro nas camadas jovens em Futsal, o GDM na mesma época (04/05) formou uma equipa de juniores onde juntamente com o SLE participaram no campeonato distrital de Santarem. Na epoca de (05/06) o GDM e o SLE continuaram apenas com Juniores e tambem no campeonato de Santarem. Na época de (06/07), o GDM formou mais a equipa de Juvenis, tendo esta tambem participado no campeonato distrital de Santarem. Na presente epoca o GDM continua com a sua equipa de Juvenis no campeonato de Santarem e Juniores no Campeonato distrital de Évora.
Saudações desportivas.

Anónimo disse...

De qualquer das formas tanto o GD.Montemor como o Sport Lisboa estão de parabéns, e o trabalho realizado até agora nas camadas jovens que seja para manter...
Saudações...